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Televisão TDT

04.10.11

Fica uma cópia de um artigo publicado no site da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez sobre a televisão digital terrestre (TDT). É necessário informar, sobretudo os mais idosos. Os idosos da nossa freguesia não "navegam na net", mantendo-se informados através das notícias da televisão. Fazem, por vezes, uma "confusão dos diabos" com pequenas situações e que chegam a baralhar os mais novos que lhes tentam explicar algo. Tenho conhecimento que muitos dos idosos, no horário de Inverno se deitam com as galinhas, desculpem a expressão. Chego à conclusão que muitas vezes nem veem as notícias. Cabe-nos a nós, mais novos, informá-los destas situações, pois dão-se, infelizmente, muitos casos de burlas. É provável que muitos tenham o hábito de visitar o site da Câmara Municipal e outros informativos sobre o concelho, mas pelo sim pelo não deixo então o artigo.

 

"Televisão digital terrestre (TDT) - processo de migração para a TDT está em curso e ficará concluído em 2012

 

2011-09-20

 

A ANACOM INFORMA:

 

Num contexto mundial de migração tecnológica para a televisão digital terrestre (TDT) e por força das necessidades de coordenação Comunitária sobre a utilização do espectro radioelétrico, bem como em prol de possibilitar mais e melhores serviços audiovisuais e de comunicações eletrónicas, Portugal está obrigado a proceder ao desligamento do sinal de televisão analógico terrestre (switch-off), passando os serviços de televisão em "sinal aberto" a ser assegurados pela TDT.

O processo de migração para a TDT está em curso e ficará concluído em 2012. Até agora, procedeu-se ao desligamento do sinal analógico de televisão em duas das três zonas piloto definidas, e na última zona piloto, Nazaré, o desligamento ocorrerá a 13 de Outubro. Em Alenquer e no Cacém a passagem para a televisão digital decorreu sem perturbações de maior e o processo foi concluído com sucesso.

A TDT permite uma melhoria da qualidade do som e da imagem, bem como novas funcionalidades. Na generalidade, os televisores que estão à venda no mercado já se encontram preparados para receber a TDT, pelo que quem tiver um destes aparelhos apenas terá que lhe ligar o cabo de antena e passará a receber televisão digital (exceção feita para uma minoria de casos em que será necessário reorientar as antenas existentes). Quem possui um televisor convencional terá que comprar um descodificador e ligá-lo ao seu televisor, podendo assim continuar a utilizá-lo, sem necessidade de adquirir um novo.

A transição para a televisão digital terrestre é um processo muito simples, mas muito sensível.

Para que o processo decorra sem perturbações é importante que todos estejamos mobilizados, fazendo a migração e ajudando os outros a fazê-la, informando e explicando o que está em causa e o que tem que ser feito.

A transição para a televisão digital terrestre é objecto de um vasto plano de comunicação.

A ANACOM vai fazer uma distribuição porta-a-porta a nível nacional do guia TDT e colocará folhetos informativos nos balcões da CGD e nas estações de correios. Além disto, a ANACOM dispõe de um importante conjunto de informação sobre o processo de migração para a TDT a que se pode aceder através do sítio na Internet: www.anacom.pt. O número nacional de atendimento permanente para a TDT é 800 200 838 - e o sítio TDT encontra-se disponível através do endereço www.tdt.telecom.pt.

De realçar que existe um programa de subsidiação destinado a famílias mais carenciadas, nomeadamente os titulares do rendimento social de inserção, os reformados e pensionistas com rendimento inferior a 500 euros mensais e os portadores de um grau de deficiência igual ou superior a 60%, que podem beneficiar de um subsídio para a compra dos descodificadores (e kits satélite). O subsídio corresponde a 50% do valor do equipamento (há descodificadores disponíveis no mercado a partir de €30) com o limite de 22 euros.

 

 Para mais informações consultar:

      http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1083777

 

      http://www.anacom.pt/render.jsp?contentId=1083212 "

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Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


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