Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Dia 8 de Dezembro dia da Padroeira de Portugal, dia da Padroeira da paróquia de Santa Maria da Miranda

No Domingo realizou-se mais uma festa religiosa da nossa padroeira - Nossa Senhora da Conceição. O Lausperene iniciou no Sábado com uma hora de adoração ao Santíssimo Sacramento após a missa vespertina e no Domingo reiniciou pelas 11horas. Às 15horas seria a missa da Solenidade da Senhora da Conceição Virgem Maria, que decorreu após a oração do terço, seguindo-se a procissão, que contou com nove bandeiras e muitos devotos e este ano não deu volta na capela do Senhor dos Perdidos, mas sim no cruzeiro.

Antigamente, este era o dia em que se celebrava a festa das mães, passando depois o Dia da Mãe a ser no primeiro Domingo de Maio. O mês de Maio é o mês de Maria, mãe de Jesus, mas se conhecermos o significado da Solenidade da Senhora da Conceição rapidamente percebemos que o Dia da Mãe teria muito mais significado em ser neste dia - 8 de Dezembro. Imaculada Conceição da Virgem Maria significa a concepção daquela que desde o ventre da sua mãe já estava escolhida por Deus para ser a mãe do Seu filho, ou seja, Imaculada Conceição significa a concepção de Maria, sendo uma graça/louvor a sua mãe Santa Ana. Assim, percebemos que a festa da Senhora da Conceição não se realiza por estarmos próximos do Natal e esta ser a Mãe do Salvador, mas sim porque nove meses depois (8 de Setembro - dia de Nossa Senhora da Peneda) se comemora o seu nascimento.

 

Como é já habitual neste dia, já podemos apreciar o presépio da Igreja, cuja elaboração tem estado a cargo do Grupo de Jovens.

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada