Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




  • Falecimentos:

Faleceu no início do mês de Março, vítima de doença, a D. Maria Barbosa Fernandes, irmã de Celestino Fernandes. Natural da Raposeira, era viúva e encontrava-se a residir na zona da capital, tendo sido sepultada em terras alentejanas onde decorreram as cerimónias fúnebres.

Também no dia 26 a Miranda fez a despedida física de uma quase centenária. À distância de 5 meses de celebrar os seus 100 anos de vida, faleceu a D. Maria Dantas Neiva, viúva, do lugar de Cendufe. O corpo esteve em câmara ardente na sua residensia de onde partiu para a igreja paroquial para celebração da missa de corpo presente. O corpo foi a sepultar no cemitério da freguesia. O festejo de mais um centenário não nos foi concedido, contudo, apesar das más condições meteorológicas, a sua família prestou devida homenagem ao optarem pelo cortejo fúnebre a pé entre a residência da falecida e a igreja paroquial.

 

  • Celebrações da Páscoa:

As celebrações da Páscoa decorreram dentro do habitual, contudo foram feitas pequenas alterações que o pároco da freguesia justificou com o conjugar de celebrações de eucaristias nas outras freguesias onde exerce funções.

No Domingo, a missa de dia de Páscoa decorreu no horário habitual das missas dominicais saindo depois o compasso pascal para a "meia-de-baixo". Desta vez, ao invés de iniciar na Vaqueira (após o Mosteiro que é sempre o primeiro lugar a "receber a cruz"), a visita pascal foi iniciada no Carvalhal, seguindo-se Letrigo, Raposeira, Insua e Vaqueira. Foi feita uma pausa para almoço e seguiu-se pelas 15h30 para os lugares de Cendufe, Regueira e Padrão. Na Segunda-feira de Páscoa, após a eucarístia, "a cruz" seguiu para o lugar de Agrochão, Devezinha, Mangoeiros, Represas, Almoinha, terminando na Pontinha.

Este ano voltou a notar-se ao longe que era dia de Páscoa na Miranda pela recuperação da tradição do "lançar no fogo" no fim de cada lugar.

 

O Domingo de Pascoela, como tem vindo a ser desde há alguns anos, foi o dia de visita à residência paroquial, seguindo-se "o clamor" para a igreja "recolhendo-se a cruz" das festividades pascais.

 

  • Concelho Directivo de Baldios:

Realizou-se recentemente nova constituição do Concelho Directivo de Baldios. Na nova lista constam antigos integrantes, bem como novos nomes nos diversos cargos. A presidência cabe desta feita a Domingos Fernandes Leal (Devezinha).

 

  • Festa em honra de Sto António e N. Sra do Emigrante

A comissão de festas, ou Grupo de Jovens da Miranda, continua empenhada na organização da tradicional festa de Agosto, encontrando-se a decorrer o peditório para ajuda da realização da mesma.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada