Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Foi ontem o dia de N.Sra da Peneda, dia 8 de Setembro. Sobre esta devoção, tem a lenda várias versões. Numa dessas versões conta a lenda que N. Sra disse que ia lançar três punhados de areia e onde caisse o terceiro deveriam contruir uma capela em sua devoção. Aos conhecedores não será necessário dizer que o terceiro punhado de areia caiu no lugar da Peneda, freguesia da Gavieira (Arcos de Valdevez) onde grandiosas festividades se realizamna primeira semana do mês de Setembro. Resta dizer que um dos primeiros (creio que o segundo) caiu na nossa freguesia, Miranda. Talvez a isso se deve a existência da capela da Sra da Peneda no lugar de Letrigo. Capela esssa onde grandiosas festividades se realizaram ao longo de décadas e que os herdeiros fazem questão de preseravar até aos dias de hoje.

As festividades da Penedinha de Letrigo, como é conhecida, não são já o que foram há muitos anos. Contudo, há muitas particularidades que se mantém mesmo com a diferença dos tempos. Já se veem em algumas festas a redução de arcadas (talvez para redução do custo da festa), mas o certo é que nesta festa as arcadas e iluminação das mesmas mantém-se estrada fora como em outros tempos. A presença da GNR, tal como noutros tempos e que em muitas festas não se vê. As tasquinhas tradicionais com o assar do frango e o fumo a apontar em todas as direcções que o vento/ar da noite aponte. Grupos de crianças a brincar aqui e ali e os  grandes grupos de dança existentes numa altura do ano em que quase só permanecem os residentes. Outra particularidade é o facto de na maioria das festas, estas realizam-se no fim-de-semana seguinte ao dia do santo devoto, mas esta festa é realizada ano após ano no dia da Sra da Peneda, independentemente do dia da semana em que calha.

Este ano, como noutros anos, a animação popular esteve a cargo de vários e diversificados grupos musicais. Por aquele recinto passou a Rusga da Miranda( que finalizou a sua saída de palco de forma diferente dançando no terreiro ao som da música de saída), o conjunto musical "Grupo Carlos Rodrigues", o Grupo de Bombos "Os Bravos" e o Grupo musical "Sameiro e Sua Banda". Na noite do dia 7, dia de arraial, foi lançada uma sessão de fogo de artifício.

 

 

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada