Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




As festividades em honra de Santo António decorreram na maior das tranquilidades.

Cumprindo a tradição, a festa iniciou no início do mês com a habitual trezena em honra de Sto António, todos os dias ao final da tarde.

No Sábado, dia 14, como dita a tradição, realizou-se a missa e procissão de velas, presididas pelo pároco João Lima e cantada pelo Grupo de Jovens de Miranda. No final da actividade religiosa que iniciou pelas 21h30, o baile popular foi animado pelo grupo musical "Maria Celeste e Sua Banda", de Ponte da Barca. O intervalo deu-se às 24h00 para a sessão de fogo de artifício, que esteve muito bonita.

No Domingo, a Eucaristia da festa iniciou cerca das 15h30, novamente presidida e animada pelo pároco e Grupo de Jovens da freguesia. À semelhança do ano anterior, a eucaristia foi transmitida em directo pela rádio concelhia, "Rádio Valdevez". Saíram bandeiras, andores e paleo e muitas pessoas em devoção na procissão que se seguiu à missa, na qual participou também o Grupo Etno Folclórico de Refoios do Lima (Ponte de Lima), que mais tarde veio a animar os presentes com as suas danças e cantares tradicionais.

Também a assegurar a animação popular esteve a Rusga da Miranda, que se encontrava a um dia da data do seu 1º aniversário, tendo a sua fundação originado de um grupo propositadamente organizado para animação desta mesma festa no ano anterior.

as tradições mantém-se e a chamada Colação, penso ser este o nome, (lanche aos ocupados na procissão) serviu-se na casa da confraria (ou casa da mesa).

 

Em relação às obras, como tem sido divulgadas várias fotos na rede social Facebook, serão publicadas novas fotos, aqui no blogue, dentro de algumas semanas. A intenção foi aguardar por alguns avanços na obra de recuperação deste património.

 

Por insdisponibilidade pessoal, devido à colaboração com os grupos da terra na festa, não serão publicadas muitas fotos ou vídeos, mas ficará algo para relembrarmos mais tarde e para os que não poderam estar presentes possam ficar com a lembrança do que foi possível fazer-se.

Desde já, como mirandense, obrigada à comissão de festas porr nos proporcionarem um fim-de-semana diferente dos actuais, mas muito próximo do antigamente (ou pelo menos a fazer lembrar).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O "Ti Zé do Eido" e a sua animação com o festeiro António e a Banda em palco

 

Os dois "meninos" e a "menina" do lado em destaque no fim da música, ficaram em destaque propositadamente, pois empolgaram-se de tal forma ao longo da actuação que já na segunda parte lhes foi dedicada uma música por parte da Maria Celeste
(este comentário foi um à parte pessoal por brincadeira com estes dois jovens colegas, animação assegurada {#emotions_dlg.blink})
  • Publicação/Visionamento de vídeos

Nem sempre é possível actualizar a página com muita frequência. Deixo informação de que por vezes são publicados vídeos na página de Youtube associada a este blogue, mas que só mais tarde é possível fazê-lo aqui. Não são publicações muito frequentes, acontecem mais em altura de actividades da freguesia.

Desde já peço imensa desculpa a todos os seguidores por não conseguir que as actualizações sejam feitas como devido, mas para quem conhece este tipo de publicações sabe que demoram algum tempo no carregamento  e publicação, bem como a organizar em pastas de forma a mais tarde facilitar a pesquisa.

Sei que existem outras formas de publicação, como é agora o Facebook, mas foi aqui que o Miranda em Notícia surgiu e foi crescendo. De tudo farei para tornar mais fácil a utilização dos seguidores, contudo só passarei para outro tipo de publicação se houver grande manisfestação dessa vontade por parte dos seus seguidores.

Obrigada a todos

 

Fica o endereço da página de Youtube:

https://www.youtube.com/user/SofiaNeivOliv

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada