Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Meses de Verão

01.09.14

Mais uma vez esta página passou muito tempo sem actualização. Pedir desculpa e justificar com falta de tempo ou notícia é ser repetitiva.

As redes sociais, nomeadamente o Facebook, são um passo fácil para com uma simples frase se dar uma notícia a todos os mirandenses e amigos. Contudo, não é esse o objectivo deste blogue. A administração deste blogue, dentro das condições possíveis, prima pela colocação de um texto descritivo (o mais descritivo possível) do acontecimento e quando possível a colocação de fotos. Não basta dizer "aconteceu!". A ideia é que, mesmo com atrasos por vezes de um mês ou dois, os seguidores desta página possam ter diverso conhecimento sobre o acontecido, de forma a parecer que até assistiram a algo ou mais tarde poderem vir relembrar como foi.

Tudo o que é publicado é mantido, podendo ser apenas alterado para mais informação. Nunca informação alguma é reterida.

 

  • Ainda não tinha sido aqui referido que a Junta de Freguesia adquiriu uma viatura de apoio aos trabalhos de manutenção da freguesia da competência particular da Junta. Assim como, tal como em outras freguesias, porque assim a lei o exige, foram contratadas duas pessoas (mirandenses) para a realização desses trabalhos de zelo e outros de direito ou obrigação.

 

  • Começamos as actualizações por notícias tristes, mas que fazem parte e foram as primeiras das de maior impacto do mês. Faleceu, aos 87 anos, o sr. João Cunha Fernandes, o nosso conhecido ti João dos Carvalhos. Vítima de doença e das fragilidades da idade residia há vários anos num lar de apoio social a idosos. O seu funeral realizou-se no dia 8 de Agosto na igreja paroquial da Miranda, tendo o corpo ido a sepultar no cemitério da freguesia, após missa de corpo presente.
  • Não são residentes ou naturais mirandenses, contudo devido à grande ligação familiar na nossa freguesia, a administração deste blogue refere também dois outros falecimentos. Faleceram (talvez até no mesmo dia, 16?) o sr. João Mendonça, natural de côto Cendufe, (ti João da Bouça), sogro do nosso conterrâneo e emigrante Armindo Fernandes da Costa, e o sr. José Pereira (penso não estar errada no nome), sogro do também nosso conterrâneo e emigrante José Fernandes.
  • Este ano não se realizaram as festividades em honra de N. Sra do Emigrante. Todos gostamos de bailarico, mas trabalhinho... estou de férias. Isto para dizer de uma maneira descontraida e não em jeito de crítica destrutiva, que as festividades não se realizaram devido à falta de uma comissão de festas.  Porém, a Associação Recreativa, Cultural e Desportiva de Miranda não deixou passar a nossa Miranda despercebida e sem festa no mês de Agosto. Tal como anunciado, no fim-de-semana 16 e 17 de Agosto, realizou-se no Parque de Merendas da Poça do Couto a festa "Fim-de-semana do Emigrante". No sábado foram muitos os emigrantes e residentes que se ajuntaram durante a tarde naquele recinto, com vista deslumbrante sobre a freguesia. Foi uma tarde de convívio, certamente bem passada, embora o Torneio de futebol não se tenha realizado (por condições que a administração deste blogue desconhece). A noite é sempre dedicada ao arraial e pelas 22horas já o povo se juntava para o bailarico português e muito particularmente minhoto. Ao som do grupo "Musical Sound", de Arcos de Valdevez, dançaram-se viras e canas verdes. No Domingo, foi celebrada uma missa em honra do Emigrante, na igreja paroquail da Miranda, seguida de um almoço convívio, já no Parque de Merendas onde a animação da tarde esteve a cargo da Rusga da Miranda que também levou às danças e cantares entre o público. Este último dia não foi de tanta adesão quanto no Sábado, mas os presentes desfrutaram com prazer da tranquilidade deste cantinho à entrada da freguesia. Não podia deixar de referir que a Rusga da Miranda agradeceu, como sempre, o apoio de todo o público, mas em particular a presença da D. Maria Neiva, a ti Maria do Eido, que mais uma vez acompanhou os seus familiares para apoio da Nossa rusga.

 

 

 

  • A Miranda participou no cortejo das Festas de N. Sra da Lapa, Festas do Concelho, sob orientação da Junta de Freguesia. O grupo representativo era composto por elementos da Junta de Freguesia e trabalhadores da mesma e da Rusga da Miranda, bem como outros em particular. A representação foi destacada pelo trabalho do centeio, mas não faltou o carro do milho, dos enchidos e da broa que muitos se deliciaram em provar, e um grupo das cantorias típicas das nossas aldeias nas lidas do trabalho de campo, trabalhos esses também representados pelo carro do "emcambar cebolas". Parabéns Miranda por mais esta represeentação.

Mais fotos no álbum "Cortejo 2014"

 

 

 

 

 

  •  A Rusga da Miranda continua em actuações e sempre com apoio de amigos e familiares que se deslocam para apoiar a actuação quer fora do palco como nele. Pelo segundo ano participou nas festas do concelho, na Noite das Rusgas, inserida no repertório das Festividades em honra de Nossa Senhora da Lapa.

  • Este ano, em termos religiosos, o número de baptizados foi equivalente aos anos anteriores; são de quantidade idêntica de ano para ano. a contrastar com o número de comunhões, que por norma é o maior número, esteve este ano o número de casamentos. Embora em alguns anos se note a mudança dos tempos e a adaptação aos tempos modernos, por vezes essa mudança é contrariada e os casamentos religiosos, neste caso, fazem-se notar. Durante o mês de Agosto a igreja paroquial da Miranda foi o templo religioso da união quatro casais, no referido contraste com duas Primeiras Comunhões. Estas cerimónias foram presididas pelo pároco João Lima e animadas pelo Grupo Coral do Grupo de Jovens de Miranda.

Fica uma foto dos trajes da noiva, de Soajo, nas décadas de 20, 30 e 40. Bem diferentes do actual, mas bem ilustrativos da cultura de outros tempos.  Estes trajes podem ser observados no Museu das Portas do Mezio.

 

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada