Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Novembro

11.11.14

O Verão de S. Martinho veio adiantado, ou então está ainda para vir, e o mês de Novembro iniciou com frio e chuva (já estavamos a ficar mal habituados).

Mês de Novembro, mês dos Santos, mês das Almas (e mês dos trovões também). No dia 1, Dia da festividade de Todos-os-Santos, realizou-se a tradicional missa com visita ao cemitério. Longe vão os anos em que a missa deste dia se celebrava no cemitério fizesse chuva ou sol. Era uma missa diferente. Porém, as visitas ao cemitério e a azáfama de limpezas e embelezamento das campas continuam. São muitos os que neste dia se dirigem à nossa freguesia (e outras) na intenção de visitar os seus entes já falecidos. No dia seguinte, Dia de Fiéis Defuntos, a cerimónia religiosa repete-se - missa seguida de visita ao cemitério. Ao referir os que, por esta altura, visitam a nossa freguesia, referimonos também aos nossos emigrantes e este ano não foi excepção. À hora da missa podiam ver-se no terreiro do Mosteiro muitos carros de matrícula estrangeira.

Mas não é só em época dos Santos que a nossa terra é visitada neste mês. Também pelo S. Martinho os descendentes mirandenses passam pela terra para encontrarem amigos e conhecidos nos convívios que se vão realizando (ver publicação "Magusto da Associação R.C.D. da Miranda").

 

Estava marcada para o passado dia 2 uma Reunião Extraordinário da Comissão de Baldios da Miranda. A mesma foi adiada para o Domingo seguinte, dia 9, por falta do número mínimo de participantes.

A reunião consistiu numa votação para alterações no terreno baldio em regime florestal (afectação e desafectação de parcelas). Ficou aprovado, com dois votos contra, a desafectação de uma parcela de terreno baldio em regime florestal e em contra partida a afectação de uma outra parcela com área equivalente à desafectada. Estas alterações têm como objectivo a ampliação do edíficio existente no Parque de Merendas da Poça do Couto.

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada