Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Por lapso, nos mês passado ficaram algumas referências por registar:

 

Refira-se que no mês de Dezembro, para além da Festa de Natal realizada pelo Grupo de Jovens da Miranda nas instalações da sede de Junta da Freguesia, também o "Café Califórnia" realizou uma Festa/Convívio de Natal. A festa decorreu no dia 27 de Dezembro, pelas 22horas, e teve como animação o Grupo Musical "Carlos Rodrigues e Sua Banda".

 

Tal como aconteceu em outros anos, houve necessidade de limpeza na zona envolvente da Igreja Paroquial (e prédios a ela pertencentes). Foi pedida a colaboração à população a fim de haver voluntários e foram algumas as pessoas que se disponibilizaram e também a Junta de Freguesia colaborou com a participação dos dois cantoneiros (julgo ser este o nome correcto para o cargo que estes dois funcionários desempenham). O pároco referiu a existência de saldo para as obras da sacristia e ainda que têm um projecto com o qual pretendem arrancar, mas não adiantou pormenores.

 

Janeiro/ Fevereiro

 

  • A renovação do recinto da capela de Sto António, no lugar de Cendufe, continua dando continuidade à renovação à obra de renovação da capela e área envolvente.

Devido a esta renovação, os residentes daquele lugar voltam a sofrer devido às melhorias que se tem vindo a fazer naquela zona. Recordemos as dificuldades sofridas aquando da melhoria da estrada. Contudo, desta vez em nada foi idêntico para além do facto de terem de se acomodar para se poder melhorar. Devido ao corte de árvores no recinto da capela (árvores em estado crítico), o lugar de Cendufe esteve sem energia eléctrica durante alguns dias, mas tudo combinado e acordado com os moradores.

 

  • A Associação R. C. D. da Miranda, com a participação de alguns mirandenses, participou no corso carnavalesco de Arcos de Valdevez, no dia 17 de Fevereiro. Com o tema "O Diabo e o Monge", levaram mais uma vez o nome da Miranda à participação nas actividades/festas concelhias.

    CAM00322.jpg

    CAM00323.jpg

  • Este ano parece não estar a começar bem para a Miranda no que toca a perdas humanas. Desde o inicio do ano que com diferença de cerca de 24horas falecem duas pessoas. Embora a maioria já estivesse em idade avançada e conjuntamente em estado de saúde debilitado, não deixam de ser perdas que entristecem a freguesia.

No passado dia 18, faleceu o sr. Manuel da Silva Correia, no Canadá onde residia há muitos anos e onde decorreu o seu funeral e ficou aepultado. As visitas a Portugal não eram constantes (uma visita apenas), porém, mantinha contactos na terra. Natural do lugar do Ribeiro, era irmão da D. Cândida Correia e cunhado do sr. Avelino Fernandes, residentes no lugar da Devezinha.

No mesmo dia, faleceu a D. Juliana Barbosa Fernandes, com 89 anos de idade, vítima de doença prolongada, viúva. Era mãe de Maria, Perfeita, Manuel, António (já falecido) e Celestino (o nosso conhecido Tino). O seu funeral decorreu no dia seguinte, na igreja paroquial da Miranda, onde esteve em câmara ardente e de seguida foi a sepultar no cemitério da freguesia.

Não passou uma semana para esta família sofrer novo luto. No dia 24, faleceu a D. Cândida Gonçalves Fernandes (sua cunhada), vítima de doença devido às fragilidades da idade, aos 86 anos. Solteira, residia com a sua irmã e era conhecida como tia Cândida do Grilo. O seu funeral decorreu hoje, dia 26, na igreja da Miranda, onde esteve em câmara ardente, tendo ido a sepultar no cemitério paroquial.

Já é do conhecimento de muitos o falecimento de mais um mirandense, desta vez também emigrante em terras do Canadá. Serrafim Ferreira, assim conhecido nas redes sociais, mas Serafim do Gaio para muitos que lidaram com ele na juventude (e não só), faleceu ontem, de forma repentina, mas por motivos associados à saúde, aos 66 anos de idade. Casado e com dois filhos, era natural da Vaqueira, embora residisse na Raposeira aquando da sua passagem pela Miranda. Ainda são desconhecidos pormenores referentes às cerimónias fúnebres. 

Pessoas humildes e benfeitoras na interajuda que este mês nos deixaram. Paz às suas almas e condolências às famílias.

No início do mês faleceu também uma nossa conterrânea na zona do Cartaxo, a D. Gracinda Dantas (lugar de Cendufe). Era casada com o Sr. Domingos Pascoal Ribeiro, família popularmente conhecida como "da Vides".

(Esta informação esteve pendente para rectificação do nome da senhora.)

 

 

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada