Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Com o Verão à porta avizinham-se as festas populares e com elas chegam as actuações das rusgas em maior número.

Há um ano, um grupo de mirandenses reunia-se para abrilhantarem as festividades em honra de Santo António e Nossa Senhora das Dores, venerados na capela de Cendufe, na nossa freguesia, festa que se realiza este ano já no próximo fim-de-semana (14 e 15).

A ideia da formação da rusga surgiu do grupo de festeiros com finalidade de uma atração diferente, oriunda mirandense e, claro, mais económica. Com a dedicação à cultura e folclore a Rusga da Miranda foi crescendo e vingando de festa em festa. O reportório foi aumentando, com temas dedicados à Miranda, à Padroeira da freguesia (Sra da Conceição), ao Santo patrono da nossa Igreja Paroquial (S.Bento), à própria Rusga, entre outras de cariz popular; bem como o número de elementos e de ensaio para ensaio o aperfeiçoar foi sendo notório.

No ano anterior, muito próximo do dia de hoje, os festeiros estiveram na Rádio Valdevez, a rádio concelhia, a divulgar as festividades que estavam próximas e assim falaram também na criação da rusga. Criação essa cuja durabilidade era ainda uma ideia na cabeça e um desejo dos elementos que compunham a rusga.

Um ano volvido, a Rusga da Miranda está próxima do seu 1º aniversário e estará hoje em entrevista na Rádio Valdevez, a partir das 20h até às 21h.

A comemoração do seu aniversário, realizado a 16 de Junho (data da 1ª apresentação), será celebrada no dia 22 de Junho (Domingo) a partir das 14h30, no Parque de Merendas da Poça do Couto. Por estarmos em época dos Santos Populares será feita uma sardinhada durante a tarde e a animação está a cargo da Rusga anfitriã. Ao longo da festa será feito o sorteio referentes às rifas que os elementos da Rusga têm vindo a vender desde há uns meses.

 

Este é o cartaz publicitário:

 

Autoria e outros dados (tags, etc)

Tags:





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada