Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
Miranda - freguesia serrana, ligeiramente a sudoeste da vila de Arcos de Valdevez. Com uma beleza panorâmica encantadora e muitas histórias de uma população, na sua maioria, idosa.
VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...
Ontem, dia 8 de Dezembro, foi um dia especial para a Igreja Católica em Portugal, mas também na Miranda. Foi dia de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal e de Santa Maria da Miranda (o nome da nossa freguesia enquanto paróquia).
Tradicionalmente, na véspera à tarde, dia 7, é habitual iniciar as festividades da Padroeira com Lausperene (missa, seguida de Adoração, como é comum chamar-se, durante uma hora) e no dia seguinte iniciar-se o Lausperene de manhã, com horário estipulado para pequenos grupos de lugares da freguesia, seguindo-se a celebração eucarística do dia e procissão. Ao contrário das procissões de festa no mês de Agosto, ou seja, das procissões da festa em honra da Senhora do Emigrante, a procissão a 8 de Dezembro dá volta na capela do Senhor dos Perdidos e não no respectivo Cruzeiro. A única alteração neste ano ocorreu a nível dos horários das horas de Adoração, que a cada ano sofre um corte. Devido a cada vez menos pessoas participarem na festa da Padroeira, por motivos diversos, foi necessário agrupar mais lugares em cada horário, portanto, este ano os lugares foram divididos em apenas três grupos para a Adoração do dia 8. Assim, ao contrário de tempos idos, o Lausperene, na quinta-feira, reiniciou pelas 11h30 com a Celebração Eucarística, cantada em honra de N. Senhora da Conceição, pelas 14h30, presidida pelo pároco da freguesia, Padre João Lima.
VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...