Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]




Desde a última actualização deste blogue, decorreram na Miranda situações de diversa classificação.

Agradeço o alerta para qualquer falta aqui não mencionada.

  • Associação CRD Miranda - a Associação tem mostrado constante actividade. Ao longo dos últimos meses realizaram-se actividades diversas como celebrações (Dia da Mulher, Dia do Pai, Dia da Mãe, Dia da Criança),torneios (sueca), participações em eventos do concelho (Marchas de S.João da Valeta, Recontro de Valdevez), excursão anual (destino 2017: Lamego). Têm vindo a ser realizadas obras de recuperação do edifício utilizado como sede da mesma, na qual os mirandenses vão mostrando empenho e colaboração. O Bar funcionou em todas as tardes do mês de Agosto. Tendo estado presente nas festividades em honra de Santo António (Junho) e nas festividades em honra de N. Sra do Emigrante (Agosto). Actualmente, encontra-se em actividade aos Domingos.
  • Rusga da Miranda - A Rusga da Miranda celebrou mais um aniversário. A festa deste 4º aniversário realizou-se no recinto da capela de Sto António e N. Srª das Dores. Em véspera do aniversário a Rusga fez a sua 1ª actuação internacional. Em Maio, a Rusga da Miranda participou na Feira anual da gastronomia e artesanato português de Cenon (França), organizada pela Associação Alegria Portuguesa de Gironde. Em terras de emigração lusa, a Rusga da Miranda fez a sua actuação sob olhares orgulhosos dos seus conterrâneos e amigos emigrantes e foi ainda responsável pela animação litúrgica de uma missa em português presidida pelo pároco da Miranda, padre João Lima. A participação da Rusga teve o apoio da Associação Cultural Recreativa e Desportiva de Miranda da qual é grupo integrante, da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, da Associação organizadora e da conterrânea e emigrante Fernanda Alves.
  • Festividades - Este ano realizou-se festa em honra de Sto António. As festividades realizaram-se por intenção de devotos (Alberto e Isabel Barros - emigrantes) na vertente religiosa tendo como animação popular a Rusga da Miranda por enquadramento da celebração do seu aniversário. Realizaram-se,em Agosto, as festividades em honra de N. Srª do Emigrante e N. Sr dos Perdidos. No dia 13 o programa constou de missa e procissão de velas e animação da noite a cargo do grupo Hugo Band. No dia 14, a noite foi animada pelo grupo Show Band e no dia 15 a responsabilidade da animação esteve sob responsabilidade da Rusga da Associação do Padre Himalaya, Rusga de Távora e também da rusga da terra (Rusga da Miranda), após missa cantada (pelo Grupo Coral da Miranda) e majestosa procissão. Enquanto que a alvorada foi dada pelo Grupo "Bombásticos da Betânia" (grupo de bombos). Responsável por estas festividades esteve um grupo de residentes que constituem a Associação CRD de Miranda. Em Setembro, mais um ano, realizou-se a festa em honra de N. Sra da Peneda, a festa da Penedinha de Letrigo assim denominada pelo povo. A responsabilidade desta festividade é de herdeiros, à semelhança de outros anos.
  • Capela Mortuária - ou Capela da Ressureição, como assim foi denominada, foi benzida em Abril sob presença de vários populares e várias autoridades locais (Junta de freguesia, Câmara Municipal e Juntas vizinhas, entre outros). A benção realizou-se após a missa dominical e no final foi servido lanche convívio (animado pela Rusga da Miranda), sob organização do Grupo Coral da Miranda.
  • Mirandenses - em Março um casal natural e residente da Miranda realizou uma festa rara nos tempos actuais, as Bodas de Ouro. Manuel Cunha e Emília Cerqueira foram surpreendidos pelos seus filhos e netos na eucaristia dominical para juntos celebrarem esta data. Votos de continuação de felicidades para os anos futuros. Em Julho, um mirandense recebeu Reconhecimento Autárquico pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do concelho. Menos boas são as notícias de falecimento. Peço, desde já, o pedido de correcção de nomes em falta (ou outro). Faleceu o sr Manuel Pereira (Casal Senim), o sr António Barbosa (Almoinha, mas residente no Brasil) e o sr José Varandas,presidente de Junta desta freguesia durante vários anos (Pontinha).
  • Eleições autárquicas - após as eleições autárquicas realizadas no dia 1 de Outubro da qual resultou um empate das listas (PPD/PSD e TPD-Todos pela Miranda (lista independente), nas eleições realizadas no dia 15 do mesmo mês, os mirandenses elegeram como presidência a lista candidata como independente.

 

Por dificuldades de gestão na actual palataforma não é possível a publicação de vídeos ou fotos referentes às actividades mencionadas nesta publicação.

Autoria e outros dados (tags, etc)





Último comentário

  • Anónimo

    VivaEste servico esta muito irregular....mas e a e...


Notícia mais comentada